05/12/2010
Discriminação Cultural
" Umas das piores formas de discriminação é de origem étnica, atingindo a dignidade e a integridade do outro. A questão do racismo e das modalidades de integração de imigrantes maioritariamente provenientes dos países do sul e de leste, assim como de populações nómodas(ciganos), é um elemento principal para a compreensão dos inúmeros problemas a nível social. Podemos entender por discriminação cultural qualquer distinção exclusão ou preferência em função da raça, da cor, origem étnica, que tenha por objectivo ou que produza como resultado a anulação e restrição do reconhecimento em condições de iguldade de direitos, liberdades e direitos socias, económicas e culturais.Uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o príncípio em que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignídade e direitos. A discriminação cultural, racial e étnica continua a ser um dos maiores problemas de direitos humnanos no mundo actual, atingindo tanto minorias culturais quanto populações inteiras."
16/11/2010
Diversidade Cultural e Direitos Humanos
"A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem a minorias e os dos povos autóctones. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar seu alcance. Os direitos culturais são parte integrante dos direitos humanos, que são universais, indissociáveis e interdependentes. O desenvolvimento de uma diversidade criativa exige a plena realização dos direitos culturais, tal como os define o Artigo 27 da Declaração Universal de Direitos Humanos e os artigos 13 e 15 do Pacto Internacional de Direitos Económicos, Sociais e Culturais. Toda pessoa deve, assim, poder expressar-se, criar e difundir suas obras na língua que deseje e, em particular, na sua língua materna; toda pessoa tem direito a uma educação e uma formação de qualidade que respeite plenamente sua identidade cultural; toda pessoa deve poder participar na vida cultural que escolha e exercer suas próprias práticas culturais, dentro dos limites que impõe o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. Enquanto se garanta a livre circulação das ideias mediante a palavra e a imagem, deve-se cuidar para que todas as culturas possam se expressar e se fazer conhecidas. A liberdade de expressão, o pluralismo dos meios de comunicação, o multilinguismo, a igualdade de acesso às expressões artísticas, ao conhecimento científico e tecnológico – inclusive em formato digital - e a possibilidade, para todas as culturas, de estar presentes nos meios de expressão e de difusão, são garantias da diversidade cultural."
14/11/2010
Tipos de culturas em Portugal
"A Cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Esta diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em beneficio das gerações presentes e futura."
Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural-UNESCO
CULTURA GASTRONOMICA:
RUÍNAS
IGREJA DO CARMO
Musicas tradicionais:
-Fado
-Pimba
-sete saias
-orquestras.
Danças tradicionais:
-Malhão é uma dança do norte e faz parte de um folclore bem português, é bastante usado também nos bailes populares, e é uma dança feita por pares.
-A contradança é das danças que ainda hoje persistem no nosso povo, uma das mais antigas. O seu nome original(country dance- dança campestre) revela a sua proveniência inglesa e popular.
Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural-UNESCO
CULTURA GASTRONOMICA:
RUÍNAS
IGREJA DO CARMO
Musicas tradicionais:
-Fado
-Pimba
-sete saias
-orquestras.
Danças tradicionais:
-Malhão é uma dança do norte e faz parte de um folclore bem português, é bastante usado também nos bailes populares, e é uma dança feita por pares.
-A contradança é das danças que ainda hoje persistem no nosso povo, uma das mais antigas. O seu nome original(country dance- dança campestre) revela a sua proveniência inglesa e popular.
06/10/2010
Diversidade Cultural
UM SÓ MUNDO
É O MUNDO QUE NOS UNE...
A LIBERDADE CULTURAL
" A liberdade cultural é fundamental para a capacidade das pessoas viverem como gostariam.
O avanço da liberdade cultural deve ser um aspecto fundamental do desenvolvimento humano, e exige que se vá alem das oportunidades sociais, políticas e económicas umas vezes que estas não garantem a liberdade cultural.
A liberdade cultural ocupa-se às pessoas da liberdade de escolherem as suas actividades e de viverem a vida que valorizem sem serem excluídas de outras opções importantes para elas (como a educação, saúde e oportunidade de emprego.
Na prática, há duas formas de exclusão cultural: a primeira é a exclusão do modo de vida, que nega o reconhecimento e a aceitação de um estilo de vida, que um grupo escolheria e que insiste em que cada um deve viver exactamente como todas as outras pessoas da sociedade. Os exemplos incluem a opressão religiosa ou a insistência em que os emigrantes abandonem as suas práticas culturais e a sua língua. A segunda é a exclusão da participação, quando as pessoas são discriminadas ou ficam em desvantagem nas oportunidades sociais, políticas e económicas por causa da sua identidade cultural."
PNUD,2004 ( adaptado)
Subscrever:
Mensagens (Atom)